domingo, 11 de julho de 2010

Cartas antigas

Eu adoro escrever cartas, mesmo para o meu namorado (que eu vejo frequentemente e que mora na minha cidade) às vezes eu as escrevo e entrego em mãos, outras coloco escondido dentro do bolso do paletó ou no meio dos livros dele... Tenho correspondentes que eu nunca vi pessoalmente, algumas moram aqui no Brasil outras não... É muito gostoso ficar ansiosa esperando o carteiro chegar com a correspondência e ver aquela cartinha decorada em meio às contas da casa.

Bem, eu, como amante de antiguidades e do hábito de escrever cartas, sempre adorei papeis com aspecto envelhecido para escrever no estilo antigo, tanto cartas colocadas dentro de envelopes, quanto Snail mails (cartas em caracol). Então decidi compartilhar com vocês, aqui no meu blog, uma maneira de fazê-las.

material:

Vela
Fósforo/isqueiro/acendedor
papel sulfite branco
Flores prensadas (opcional)

Você pode usar a chama do fogão ao invés da vela.



Há duas maneiras de fazer, cada uma com um aspecto diferente:

1ª) Passe o papel sobre a vela ou chama do fogão até que ele fique com uma coloração amarelada/marrom, com cuidado para que ele não queime demais. É bem provável que algumas partes da borda fique deteriorada, não há problema, isto dá um charme a mais.





2ª) Queime somente as bordas do papel com cuidado, se ela queima um pouco além do necessário abane ou assopre o papel para apagar o fogo.


- Você pode decorar o papel envelhecido com flores prensadas. Para fazê-las basta colher algumas flores que estejam em bom estado. e colocá-las dentro de um livro pesado, para não manchar o livro (o que pode acontecer) proteja-as com um guardanapo de papel, deixe-as dentro do livro até secarem totalmente.


- Para a Snail Mail basta enrolá-las com cuidado - pois as bordas poderam se rasgar facilmente devido ao fato de que o fogo as deteriorou. Então prenda-as com uma fita de cetim ou um pedaço de corda fininha.


Dicas extras:

- Se o papel ficar amassado devido a maneira de segurá-lo durante o processo, alise-o com a um ferro de passar roupa.

- Escreva com uma caneta tinteiro com tinta preta, fica com um aspecto ainda mais bonito e antigo.

6 comentários:

  1. que lindo que fica :D
    também adoro escrever cartas
    por falar nisso, faz tempo que nao faço uma pro namorado :{

    ResponderExcluir
  2. Tb adoro estes papéis envelhecidos e escrever cartas. Antigamente eu trocava muitas cartas com amigos, mas faz tempo que não escrevo. Senti vontade de fazer esse efeito em vários papéis e voltar a escrever. Tb adoro escrever pro meu namorado. Além de entregar pessoalmente e esconder nas coisas dele, tb envio pelos correios!

    Ahhh quero voltar a trocar correspondências!! É muito bom!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente uso o fogão xD
    você pode ver que as minhas cartas vem um pouco queimada nas bordas s2
    Inger

    ResponderExcluir
  4. Há algum tempo ensinei a filha1 a fazer isso em trabalhos escolares que remetiam à antiguidade. Ficou ótimo e suas amigas, com mães muito modernosas, adoraram. Resultado: fizemos para todas. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei a carta...
    Acabei de terminar de fazer a minha, fiz 3... na primeira, ela acabei queimando toda rsrs na segunda, quando eu tava terminando e fui fazer no meio, ela queimou de novo, e na terceira finalmente deu certo :D
    Amei o modo como ficou :D
    bjs

    fiztudoporvc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. amei e fica lindo!

    http://garotasederivados.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...