terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O que eu li em 2014

Olá, pessoal? Como foi o Natal para vocês? E os preparativos para o Ano Novo?

No fim de 2013, eu fiz a lista do que eu havia lido (clique aqui para conferir) e eu esperava ter lido mais nesse ano do que no ano passado, mas incrivelmente eu li exatamente a mesma quantidade de livros. Tudo bem, melhor empatar do que diminuir, né?

Mas enfim, vamos falar sobre livros.



O que eu li em 2014
Eu tive a oportunidade de conhecer um pouco da literatura africana de língua inglesa e com isso conhecer um pouco mais sobre a realidade, cultura e história da África. Tanto que eu mudei o meu projeto do mestrado, que a princípio era sobre literatura brasileira, e escolhi uma obra sul-africana chamada Gem Squash Tokoloshe. Além da literatura Africana eu também li alguns livros teóricos e tive a oportunidade de ler alguns autores do meu Estado, inclusive dois deles são meus amigos (Joe Sales e Rodrigo Brito). O fato de eu ter publicado o meu primeiro livro também contribuiu para que eu conhecesse novos autores da família Penalux, o que foi também bastante engrandecedor.
O que eu mais gostei de ter lido.
Dentre os livros que eu mais gostei de ler vou eleger The Madonna of Excelsior do autor sul-africano Zakes Mda, foi um dos livros que eu estudei na disciplina de Literatura Africana de Língua Inglesa, na qual eu fui aluna especial do programa de mestrado. O livro une literatura e artes plásticas e literatura, no início de cada capítulo é descrita uma obra de Frans Claerhout e então essa tela se torna a primeira cena do capítulo. O enredo na história se passa no período do Apartheid, na comunidade de Excelsior na África do Sul, tendo como personagem principal Nikki e depois a protagonista se torna sua filha Popi, que é multiétnica. Popi foi a personagem que mais me encantou por sua força e seu engajamento na luta contra o apartheid, além de ela ser retratada como uma mulher muito independente e feminista.

O que eu menos gostei de ter lido.
Eu tentei ler 50 tons de cinza pela curiosidade, mas não consegui ler mais do que alguns capítulos e abandonei, eu achei o enredo bem ridículo para dizer o mínimo e sem contar que a linguagem é bem precária, porém acho que isso não conta já que eu não concluí a leitura. Dentre os livros que eu li até o fim o que eu menos gostei foi Carrie a estranha do Stephen King. Eu sempre ouvia ótimos comentários sobre o livro e o filme, mas quando peguei para ler eu achei uma história bem clichê em que há uma moça fora dos padrões de beleza e de comportamento que é ridicularizada pelas moças bonitas e Carrie tem poderes paranormais. Não é o tipo de história que me agrada. Não gostei do livro e gostei menos ainda do filme.

O livro que mais me surpreendeu
Com certeza foi A dança da floresta de Juliet Marillier. Quando eu o li eu esperava apenas uma historinha infantojuvenil água-com-açúcar, mas eu me encantei com a forma com que a autora desenrolou o enredo e fez discussões sobre o feminismo. Inclusive eu escrevi uma resenha sobre ele aqui.

O livro que mais me decepcionou
Voto novamente na Carrie a estranha.

O que eu pretendo ler em 2015.
 Provavelmente eu lerei muitos livros teóricos, mas eu também quero ler por prazer, então eu gostaria ler contos, literatura infantojuvenil, poesia, literatura fantástica e tudo o que possa me fazer relaxar e sonhar.    
Lista dos livros lidos

1 - O Hobbit - J.R.R. Tolkien (reli)
2 - Coraline - Nail Gaiman
3 - O pequeno príncipe - Antoine de Saint-exúpery (reli)
4 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
5 - Solstício ao luar - Rodrigo Brito
6 - Carrie a estranha - Stephen King
7 - A dança da floresta - Juliet Marillier
8 - Contos - Edgar Allan Poe
9 - Coração de tinta - Cornelia Funke
10 - The Madonna of Excelsior - Zakes Mda
11 -A! Pô! Cá! Ali! Psiu! - Antônio Carlos Lima (Toninho)
12 - Literatura e Sociedade - Antonio Candido
13 - A metamorfose - Franz Kafka
14 - O ser e o tempo da poesia - Alfredo Bosi
15 - O cavaleiro inexistente - Ítalo Calvino
16 - Without a name - Yvone Vera
17 - Porta Estreita - Joe Sales
18 - Gem Squash Tokoloshe - Rachel Zadok
19 - Apocalipse, ontem - Diego Leão Diniz
20 - A história sem fim - Michael Ende
21 - Ao passo das horas e outros descabimentos - Joe Sales (Será publicado em Fevereiro de 2015)
22 - Às musas e às cinzas - Leandro Andrade
23 - Aqualarre ou o Livro de Madalena - Luciene Carvalho
24 - A ascensão do Romance - Ian Watt
25- Aula - Roland Barthes
26 - O ano da serpente - Tito de Andréa
27 - Poemas da entressafra - Tito de Andréa
28 Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

E você? O que leu em 2014?

2 comentários:

  1. Bem interessante suas leituras, O Pequeno Príncipe é um encanto, gostei muito de Coraline, preciso separar mais tempo para ler este ano li bem pouco. Um abraço o/

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas leituras! Comprei A História Sem Fim no final do ano passado e ainda não comecei, rs. Também curti muito a ideia do post, vou ver se faço alguma coisa parecida, hehe :D

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...