domingo, 19 de abril de 2015

O Mundo de Sofia [livro e filme]

No mês passado um dos livros que eu li foi O Mundo de Sofia. Esse era um livro que eu queria ter lido há tempos, cheguei a dá-lo de presente a alguém, mas só fui lê-lo esse ano. Eu fiquei ainda mais animada ao ver que estava na lista dos 50 livros que toda lolita deveria ler, mas claro que eu o leria mesmo se não tivesse e eu realmente adorei o romance.


O subtítulo do livro é "Romance da História da Filosofia" e desde que eu havia ouvido falar sobre o livro pela primeira vez fiquei curiosa em saber como eles tinham colocado história da filosofia dentro de um romance e ter feito isso ficar tão encantador como falavam, pois eu só conseguia pensar nisso de forma maçante. Jostein Gaarder atuou como professor de filosofia antes de começar a ser escritor e por todo o desenvolvimento do romance eu posso dizer que adoraria poder assistir uma de suas aulas. 
O romance se passa na Noruega e logo no início da trama Sofia começa a receber cartas misteriosas sem remetente e com perguntas estranhas como "Quem é você?" ou "De onde vem o mundo?". Então o remetente propõe a Sofia que receba aulas de filosofia pelos correios e ela aceita e então começa a receber cartas com longas aulas sobre filosofia, começando pelos pensadores da antiguidade e conhecendo o pensamentos de diversos filósofos e escolas de pensamentos ao longo da história. Sofia também começa a receber cartões postais direcionados a Hilde Moller Knag que eram escritos pelo seu pai, um importante major a serviço da ONU. Hilde e Sofia haviam nascido no mesmo dia e ambas comemorariam o 15º aniversário em breve. 
O curso de filosofia começa a trazer grandes transformações para a vida de Sofia e o seu remetente secreto apresenta-se pelo nome de Alberto Knox. Demora um tempo até que Sofia consiga encontrá-lo e descobrir que o Major Knag tramava muitas coisas que poderiam trazer grandes mudanças na história e que era preciso que eles trouxessem Hilde para o lado deles e a única forma de fazer isso seria por meio da filosofia. 
Para quem se interessa pelo tema o livro é uma ótima "aula introdutória à Filosofia" onde há um contato bastante lúdico com o tema e todo o suspense da história. 

Sempre que eu termino de ler um livro eu me pergunto se já fizeram uma versão dele para o cinema e fico curiosa para saber se o resultado ficou bom ou não. Eu encontrei esta adaptação que foi produzida na Noruega.

 
O filme foi produzido em 1999, tem o tempo de duração de 180 minutos e o título origina é Sofies Verden, que também é o título original do livro.
O filme não é completamente fiel ao livro, porque creio ser impossível reproduzir todos os recursos linguísticos que há na obra, mas de forma alguma eu acredito que o filme deixou a desejar. Ele acrescentou vários recursos fantásticos que não havia na obra e recontou a história de uma forma muito boa, sem "matar" a essência da história. Eu recomendo ambos, tanto o livro quanto o filme.

Caso alguém se interesse por assistir o filme está disponível no Youtube, no idioma original e com legenda em português, os links estão abaixo:

2 comentários:

  1. Eu larguei O Mundo de Sofia duas vezes, só consegui terminar na terceira tentativa. Acho um livro muito interessante, além de útil. Na minha opinião, todos deveriam aprender um pouquinho mais de filosofia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OMG *-* Como não tinha visto esse post antes?
    Eu comprei esse livro no colegial, porém por falta de tempo acabei não terminando de ler, mas tenho muita curiosidade de terminar de ler pra saber o final >.<
    Aii God, estou me coçando agora de curiosidade ♥
    Ameii o post *--*

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...